rss
email
twitter
facebook

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Os Poríferos


Acredita-se que os poríferos foram os primeiros animais que surgiram na face da Terra.

Os poríderos são animais filtradores disprovidos de órgãons e sistemais corporais.São exclusivamente aquáticos e predominamente marinhos, mas existem algumas espécies de água doce.Na maioria das vezes são assimétricas, mas também existem com simetria radial.

 
Formas das Esponjas



Células que constituem os poríferos:
  • Pinacócitos: forma a epiderme 
  • Porócitos: células com poros que permitem a entrada de água
  • Coanócitos: batimento de flagelos que formam correntes que movimentam partículas de alimento suspensas na água
  • Amebócitos: se locomovem por pseudópodes
 

Captura de alimento e absorção de oxigênio:

A superfície de uma esponja apresenta uma série de poros(óstios), pleos quais a água penetra trazendo alimento e oxigênio. No interior do animal há uma cavidade (átrio ou espongiocele), e na parte superior uma abertura maior(ósculo),pela qual a água sai.
Digestão:

Não possuem boca nem cavidade digestória.A medida que a água circula em seu interior,os coanócitos e os amebócitos capturam, por fagocitose, seres unicelulares.Os coanócitos digerem em seu interior o alimento, que passa para os amebócitos, que distribuem o alimento digerido para todas as células.

 
Reprodução dos poríferos:

Assexuada:

Por brotamento:Neste caso formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas.


Por gemulação: Ocorre em espécies de água doce.Formam-se gêmulas, estruturas de resistência que se foramm no interior de ma esponja.São compostas por células indiferenciadas e protegidas por um envoltório rígido.

Por Regeneração: As esponjas possuem extraordinário poder de regeneração, a tal ponto que, se passarmos uma esponja por uma peneira, cada pedaço resultante pode se regenerar e dar origem a uma nova esponja.



Sexuada:

Neste caso, quando os espermatozóides (gametas masculinas) estão maduros, saem pelo ósculo, junto com a corrente de água , penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo (gameta feminino).Após a fecundação, que é interna, forma-se uma célula ovo ou zigoto, que se desenvolve em forma de larva. A larva sai do corpo da esponja, se locomove com a ajuda de cílios e se fixa, por exemplo, numa rocha, onde se desenvolve.

2 comentários:

~Moda Feminina~ disse...

eu estou estudando esse tema e acho dificiu amanhã dia 01.07 eu tenho prova de ciência pode tira uma duvida qual o nome da cavidade interna das esponjas coja parte superior localizam-se os osculos?

Unknown disse...

Átrio

Postar um comentário

Traduza o Blog